

História e Missão
Nossa História
A Clínica Restaurativa foi inaugurada em 2018 com o objetivo de realizar atendimentos, supervisões, formações, divulgação científica e pesquisa na área de psicologia clínica analítico-comportamental e psicologia jurídica.
Nasceu de um desejo e de uma insatisfação.
O desejo era o de reproduzir, fora da universidade, um modelo de excelência que a fundadora teve ao longo de seu percurso em laboratórios de pesquisa de ponta na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde cursou a graduação, o mestrado, o doutorado e o pós-doutorado, passando pelo Laboratório de Estudos do Comportamento Humano (LECH) e o Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (LAPreV). O tripé ensino-pesquisa-extensão serviu como paradigma de um trabalho completo, em que a ciência, o seu desenvolvimento e a sua aplicação na vida das pessoas caminham necessariamente juntas.
A insatisfação que contribuiu para o surgimento da Clínica Restaurativa foi a percepção de que o conhecimento desenvolvido nos laboratórios das universidades por vezes ficava ali, não era utilizado para melhorar a vida das pessoas fora da academia.
O plano, então, era trazer para fora da universidade o enorme arcabouço teórico e ferramental ali desenvolvido e adequá-lo às necessidades reais das pessoas a serem atendidas. Era trazer para o mundo real o que muitas vezes fica fechado na academia, restrito a acadêmicos, até porque feito em uma linguagem inacessível à comunidade, ao público leigo em geral.
O plano era fazer essa tradução sem perder rigor científico, um enorme desafio por vezes invencível.
Importante lembrar que é um direito da população em geral ter acesso ao que é desenvolvido nas universidades, pois são financiadas com os impostos pagos pelo povo.
Com o tempo, a Restaurativa foi ampliada e passou a acolher profissionais da Psicologia de outras abordagens, além da Análise do Comportamento, que atende a públicos diversos, como casais e famílias, pessoas evangélicas, pessoas com comprometimento cerebral e cognitivo em consequência de alguma lesão ou demência.
Além disso, considerando que a Neuropsicologia também passou a ser uma das áreas de atendimento, foi necessário um trabalho multidisciplinar. Por isso, atualmente, além de psicólogas, a clínica conta com profissional da Fonoaudiologia, que realiza avaliação e reabilitação fonoaudiológica e neuropsicológica por meio de diversos instrumentos, como os de Neuromodulação. Fazemos Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (TDCS) e Neurofeedback. O trabalho é feito em parceria com médico psiquiatra.
Em 2022, a Restaurativa assumiu mais um desafio: o trabalho técnico do Projeto de Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência do Município de São Carlos - SP, sendo responsável por uma equipe de cinco profissionais de nível superior das áreas de Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Psicopedagogia.
Nossa Missão
Nossa missão é promover a saúde e a inclusão, disseminando conhecimento científico e apoiando a evolução de profissionais para o bem-estar das pessoas, com ética e respeito à diversidade.
-
Promover a saúde das pessoas atendidas utilizando ferramentas desenvolvidas pelas diversas áreas do conhecimento
-
Contribuir para a proteção integral de grupos mais vulneráveis, como crianças e adolescente, mulheres, pessoas neurodivergentes, pessoas com deficiência, pessoas idosas, pessoas lgbtqiapn+, pessoas pretas e mulheres
-
Divulgar o conhecimento científico
-
Auxiliar profissionais a aprimorar seu trabalho
-
Contribuir para o desenvolvimento da ciência e da filosofia da ciência
-
Tudo isso de acordo com os códigos de ética e com a legislação em vigor